domingo, 28 de outubro de 2012

Matemáticos de Ouro

Estava em busca de informações para um artigo na disciplina de História da Matemática e encontrei o seguinte site: Matemáticos de Ouro que apresenta a biografia de alguns matemáticos importantes, dentre os quais dois brasileiros. É possível pesquisar pelo nome ou pela nacionalidade do matemático, portanto facilita bastante quando estamos em busca de informações especificas sobre alguma personalidade de destaque nessa ciência maravilhosa. 
É um página feita por alunos do Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa na disciplina de Interdisciplinariedade Ciências-Matemática, sendo que a partir do endereço http://www.educ.fc.ul.pt/icm/ é possivel acessar outras páginas, feitas entre 1998 e 2004, todas com conteúdos e curiosidades de matemática. 
Espero que gostem da sugestão.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

7 softwares que todo professor de Matemática tem que usar

Mais uma postagem da série "Copiado integralmente", mas o conteúdo é super útil, inclusive porque estamos num curso de licenciatura....


Todas as atividades que competem a um professor de Matemática, seja de nível fundamental, médio ou superior, não se resume apenas em aulas expositivas ou atividades escritas, cópias de livros, apostilas, etc. Desde o seu planejamento até as execuções das avaliações, é necessário ter, para uma melhor organização, um conjunto de ferramentas capazes de agilizar e facilitar todo o processo educacional, desde o professor até o  estudante.

Neste sentido, a Informática nos dá uma infinidade de softwares capazes de auxiliar o desenvolvimento de nossas atividades como professor de Matemática e em outras áreas também. A variedade de programas disponíveis na internet é tanta, que nos deixa numa difícil tarefa de escolher quais os softwares mais adequados para cada tipo de atividade.
A seguir destaco uma lista de 7 programas essenciais, que particularmente, utilizo todos os dias, seja para dar aulas, digitar fórmulas complexas de equações, desenhos geométricos e outras atividades. 

Excel
Este software comercializado pela Microsoft, é uma poderosa ajuda para várias tarefas matemáticas e organizacionais. O Excel nos possibilita a construção de planilhas para explorar conteúdos matemáticos que são normalmente estudados somente em livros com gráficos simples.

Já escrevi aqui no blog sobre como fazer uso do Excel em sala de aula em vários artigos. Como construir gráficos de funções, resolver equações matriciais e equações do 2º grau, estudo de frações, entre outros. 

Também mostrei como se organizar melhor utilizando planilhas automatizadas. 


E caso não tenha habilidades com este software, faça um curso de Excel 2010 gratuito e aplique nas aulas de Matemática.

Libre Office
O Libre Office é uma suite de aplicativos composta pelos softwares Impress (correspondente ao PowerPoint), Writer (corresponde ao Word), CalcMath e Draw. O Calc corresponde ao Excel da Microsoft e o Math é um poderoso editor de equações. Acesse o post Implemente as aulas de Matemática com o LibreOffice Calc para mais informações. Estes aplicativos são nativos no sistema operacional Linux Ubuntu.

Google
Quanto ao Google sou suspeito para escrever alguma coisa. Muitas pessoas desconhecem o poder de seu buscador. Poucas pessoas sabem que ele é uma calculadora poderosa e que está em constante atualização. 

Veja alguns artigos que escrevi:

Geogebra
Escrito em Java, permite ser executado nos sistemas operacionais mais usados no mundo todo. Sua função vai muito além de desenhar gráficos, polígonos, etc. É uma ferramenta indispensável para qualquer professor de Matemática. Usando o mínimo de criatividade consegue-se aplicar este software desde a Matemática elementar à Matemática de nível superior.

Mais detalhes e como obter o Geogebra, acesse o post Geogebra no Ubuntu. No final do post tem todos os links para download de acordo com o sistema operacional que você usa.

Extensões para o navegadores de internet
Utilizar extensões é uma das melhores formas de trabalhar o Ensino de Matemática em sala de aula, pois é de simples instalação e configuração. Sem se falar que a usabilidade se torna mais fácil num laboratório de Informática.

Algumas extensões indispensáveis para o Google Chrome e Firefox.

Editor de equações Latex
As vezes, nem sempre um editor de equações é suficiente para um determinado tipo de tarefa. Ter um editor de equações Latex online é muito importante. O editor que uso para inserir equações no blog e em algumas atividades escolares é o LaTeX Online Equation Editor. Acesse o post Alternativa para editor de equações Latex online para mais detalhes.

Kmplot
Se não estiver enganado, o Kmplot foi o primeiro software livre que conheci, e, desde então venho usando para diversas funções. A principal delas é de esboçar gráficos cartesianos e polares. O programa é muito intuitivo, sendo fácil de manipular.

Acesse os artigos:
Kmplot - Plotador de funções matemáticas (introdução)

Espero que gostem desta lista. Fique a vontade para expor quais softwares você usa para suas atividades.

domingo, 14 de outubro de 2012

Explicando mais um “truque”...


Assim como na primeira postagem do blog, aqui vai mais uma destas brincadeiras com números que frequentemente encontramos na internet e sua explicação:

Pense em sua idade.
Agora multiplique por 7.
O resultado multiplique por 1443.
O resultado é a sua idade três vezes!!....
Por exemplo: Suponha que o Alfredo tenha 32 anos. Então, 32 x 7 = 224 e 224 x 1443 = 323232.

Uma breve explicação para isso: basta multiplicar 1443 por 7 e teremos 10101. Que multiplicado por qualquer numero com um ou dois algarismos resulta em uma repetição do numero que foi multiplicado. E por isso também não funciona se utilizarmos números com 3 algarismos.

domingo, 7 de outubro de 2012

Funções no Google


Recentemente percebi uma funcionalidade muito interessante do Google: plotar gráficos de funções com uma variável. Apesar de ser apenas para funções relativamente simples, é legal pois pode ser acessada de qualquer lugar com conexão à internet, onde por exemplo não dispomos do Geogebra, ou quando queremos apenas ter uma ideia do gráfico da função, sem nos preocuparmos com derivadas, integrais ou outras formas de escrever a mesma função como obtemos pelo  Wolframalpha. A vantagem é que pode-se escrever várias funções e plotar seus graficos num mesmo plano, além de conferir as coordenadas dos pontos de qualquer uma destas funções. Muito útil, eu acho.