Uma reportagem publicada na Revista Veja em 2011 apresenta um professor que através de vídeos explica matemática (e outros assuntos também) para jovens e adultos de uma maneira simples e direta, e virou sucesso no mundo virtual. O nome do professor é Salman Khan e dentre milhares de admiradores está Bill Gates que até fez uma doação para a continuidade deste projeto que visa ensinar os mais variados assuntos de uma maneira mais fácil e compreensível. Abaixo estão alguns pontos interessantes da reportagem original e alguns comentários:
É o tempo que normalmente os professores tem disponível em sala de aula, entre fazer a chamada, “acalmar” os alunos, corrigir alguma tarefa de aula passa, etc. isso mostra que não é preciso “enrolar” para explicar alguma coisa, e quanto mais direta for a explicação, mais chances dos alunos entenderem o que se esta querendo dizer.
· “Meus professores eram enfadonhos. Dou aulas como as que gostaria de ter tido.”
Infelizmente a maioria dos professores não pensa assim, seja por falta de tempo ou de incentivo.
· Cada um aprende no seu tempo, repetindo a explicação quantas vezes achar necessário.
Muitas vezes isso não é possível na sala de aula, pois o professor tem que vencer o conteúdo, e um professor particular pode sair muito caro (e não ter tanta paciência) para repetir a explicação até que o aluno aprenda.
· Os especialistas atribuem o uso precário que se faz da web na educação ao despreparo dos professores.
A maioria dos professores não teve a preparação necessária para utilizar a web em suas aulas, ou se “especializaram” sozinhos ou simplesmente não a usam por não terem uma formação adequada. Sem contar que muitas vezes os recursos disponíveis nas escolas não é o ideal e ao terem que optar entre comprar os equipamentos necessários e ter gastos com internet, por exemplo, ou não utilizar computadores nas aulas e não ter gastos, a segunda opção é frequentemente a escolhida.
· Trabalha oito horas diárias, alem daquelas dedicadas a estudar assuntos em que não é especialista.
Novamente, a maioria dos professores não dispõe de tempo suficiente para preparar aulas, corrigir provas e trabalhos e ainda poder estudar conteúdos, quanto mais gravar aulas e fazer uploads.
A reportagem completa pode ser lida em: http://dl.dropbox.com/u/6383135/revista_veja2221-Educacao-Khan.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário