Muito se fala hoje em dia em inclusão digital, fazer parte do mundo da informática, mas devemos levar em conta que a informática também deve fazer parte do nosso mundo, das nossas vidas, inclusive na sala de aula. Mas para isso, não basta apenas colocar um ou vários computadores com internet na sala de aula, mas sim saber utilizá-los e tirar deles o maior proveito possível. Isso não significa que devemos ser experts em todos os seus recursos, mas ter um mínimo de domínio das ferramentas que nos podem ser úteis na área da educação e estar aberto as inovações tecnológicas que possam surgir.
Dentre as inúmeras ferramentas pedagógicas que podemos encontrar na internet, vamos falar mais especificamente sobre o blog, a wiki, e a webquest, pois alem de serem as mais acessíveis, por sua simplicidade na hora de fazer as edições e postagens, quando bem utilizadas podem contribuir e muito para a aprendizagem dos alunos. Destacaremos as vantagens e desvantagens de cada um desses recursos, bem como daremos um olhar sobre cada um deles a partir do ponto de vista do aluno e do professor.
Comecemos pelo Blog. Sem dúvida é um dos meios de expressão de opinião mais utilizados hoje em dia, desde crianças e adolescentes, até profissionais das diversas áreas utilizam o blog para postar novidades acerca de um assunto de seu interesse, curiosidades e opiniões sobre os mais variados assuntos. Para o professor, manter um blog pode ser útil para aprofundar o conhecimento da turma sobre determinado assunto trabalhado em sala de aula, e também despertar a curiosidade dos alunos sobre outros assuntos, contribuindo assim para a sua formação geral, não só em uma matéria específica. A vantagem do blog é que as postagens seguem uma ordem cronológica, então, quando o aluno acessar a página, de imediato já é possível ver se o professor postou alguma novidade ou não. Para o aluno é interessante ter um blog voltado à sua aprendizagem para poder postar e compartilhar com os colegas o que ele aprendeu e no que ele ainda tem dúvidas, assim o professor também pode acompanhar seu desenvolvimento e ajudar no seu aprendizado, mesmo à distancia. Porem, manter um blog para cada matéria que o aluno tem na escola é meio trabalhoso, enquanto que utilizar um blog só para todas as matérias pode fazer com que o professor gaste mais tempo do que o disponível para visitá-lo se não houver uma certa organização.
O maior exemplo de que a Wiki funciona é a Wikipédia. Podemos até dizer que quem nunca utilizou um artigo de lá para se informar sobre algum assunto, mesmo que informalmente, não sabe como utilizar a internet. Apesar de ser uma pagina de escrita colaborativa, onde qualquer pessoa pode editar, e por isso mesmo não ser cem por cento confiável, é um dos meios mais rápidos de descobrir alguma coisa na internet, pois funciona como um dicionário, só que mais amplo, ao invés de dar apenas o significado das palavras possui algo a mais escrito, que pode ser desde um resumo, uma introdução, até uma abordagem completa sobre o assunto. Para o professor, ter uma wiki é quase como manter um site sem custo, onde o conteúdo pode ser postado e editado em uma ordem não necessariamente cronológica como no blog, com links para outras páginas, ou outros assuntos, assim ficando mais organizado e de fácil acesso. Para os alunos, editar a wiki durante a aula pode ser um meio de aprender em grupo, pois se um aluno postar alguma coisa errada, outro aluno pode ver e arrumar ou pedir para que o autor corrija. Porem, um ponto contra é que enquanto o blog aparentemente tem uma cara mais informal, e a postagem de curiosidades e opiniões é mais livre, a wiki, em contrapartida, parece-me mais formal, muito mais voltada para a sala de aula e seus conteúdos específicos, o que por vezes, se não for bem utilizada, pode causar um cansaço maior nos alunos, devido justamente à essa seriedade.
Por fim, a Webquest nasceu para a sala de aula. Para o professor é um local onde ele expõe uma atividade, orienta como fazê-la e os objetivos que deseja atingir. Para os alunos, utilizar o computador e a internet para aprender é muito mais atrativo do que o quadro ou o livro didático, por isso esse modo de ensino pode funcionar. Porem se uma atividade não for bem apresentada, com processo e objetivos bem definidos, pode deixar os alunos ainda mais “perdidos” e desinteressados da aula, mesmo tendo esses recursos ao seu dispor. Logo, a webquest não é um modo mais fácil do professor dar uma aula, mas um meio alternativo para ensinar, nem melhor nem pior que o tradicional.
Mas afinal, qual deles devo usar?
Tudo depende dos objetivos da aula. A webquest, pode-se dizer é feita pelo professor e para os alunos e utilizada em um conteúdo especifico. A wiki e o blog são mais contínuos, mas seu uso excessivo pode cansar os alunos, que normalmente utilizam a internet como forma de lazer. Defender estritamente o uso de um desses recursos (ou de todos eles) depende muito da forma como o professor dá encaminhamento à aula e do domínio que tem sobre os mesmos. Enquanto alguns professores conseguem manter o interesse dos alunos durante todo o ano letivo utilizando o mesmo recurso, outros mal conseguem que os alunos concluam uma postagem ou atualização, devido ao tipo de atividade que propõe. O mais certo que é q a internet deve complementar a atuação do professor em sala de aula, seja tirando dúvidas, propondo exercícios ou apenas interagindo com os alunos fora da escola, não querendo que a presença do professor seja integralmente substituída.
Oi Diovana
ResponderExcluirÉ isso aí, todos os recursos tem como função auxiliar o trabalho do professor e não substituí-lo.
Bem completa a sua análise em relação aos recursos.